quarta-feira, 17 de agosto de 2011

E se eu te perguntasse?

E se eu dissesse pra você que tudo que vc vê agora não passa da realização dos seus projetos do passado? E se, mais que isso, eles estivessem confeccionando o degrau do seu futuro? Você me diria que isso é uma constatação obvia e imbecil, já dita por muitos? E se eu te perguntasse, já que tudo é tão notável quanto você pensa, porque as pessoas não constroem melhores futuros e trilham melhores caminhos para depois não precisarem ficar se lamentando ou se justificando? Você, desta vez, teria algo mais a me dizer ou me contradizer para justificar ainda mais porque você mesmo ainda não fez isso então? Mas e se eu te dissesse que a realidade que você vive agora é uma experiência criada baseada nas suas crenças, limitações e preconceitos adquiridos até este exato momento da vida? E se eu te dissesse que tudo poderia ter sido diferente se você tivesse visto outras coisas ao longo da vida? E se eu te dissesse que tudo seria totalmente diferente se você tivesse tido outras escolhas? Você me diria que eu estou sendo redundante e que estas e outras coisas idiotas são vã fiosofia de quem nada tem mais a pensar e a fazer? Mas e se eu te perguntasse porque, então, porque quase nunca consegue provocar grandes mudanças na própria vida quando se trata de coisas realmente importantes? E se eu te perguntasse se você já tirou um minuto que seja do seu precioso tempo pra pensar nessas coisas tão banais e paradoxais nas nossas vidas e, ao mesmo tempo tão importantes? Você mentiria para mim disfarçado de um "não" ou conseguiria dizer a verdade do "sim", se rendendo ao incontrolável disparo do ser humano em busca do sentido da própria existência? E se mais, eu te perguntasse porque então nunca fez, ou nunca quis fazer, ou nunca conseguiu fazer nada a respeito disso tudo? Você mentiria para mim disfarçado de um "sim", eu já fiz algo, ou conseguiria dizer a verdade do "não", e não tenho explicações dos porques? Você já pensou nisso? E se eu te perguntasse novamente tudo isso, conseguiria me responder desta vez?

3 comentários:

  1. Realmente tudo poderia ter sido totalmente diferente...com certeza se tivesse coragem de ter tomado outras atitudes tudo seria diferente...e eu não estaria me perguntando "por que eu não fiz isso"...
    Parabens pelo texto Felipe,cada dia mais envolvente!!!

    ResponderExcluir
  2. Como no filme efeito borboleta, cada simples escolha q fazemos agora, no presente, influencia todo o nosso destino e todo o nosso futuro... assim como, o q estamos vivendo agora é fruto das escolhas q fizemos no passado... Só nós podemos mudar o nosso destino... e com certeza, tudo seria diferente, se tivéssemos feito outras escolhas e se tivéssemos tomado outras atitudes... Mas creio q não devemos nos lamentar por isso... podemos mudar o nosso futuro qdo quisermos... é só sabermos mudar as escolhas q estamos habituados todos os dias a fazer... é só a gente querer ousar, e tudo será diferente!
    Como diz no filme, "O simples bater de asas de uma borboleta aqui pode causar um furacão do outro lado do mundo"...
    E, como diz o poeta, "A vida é mto curta pra se arrepender..."
    Os seus textos são profundos e me fazem refletir por mto tempo... Este, em especial, é um dos meus favoritos...

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você, amigo. Nosso presente é resultado das escolhas que já fizemos. Podemos mudar nosso futuro; precisamos, então, ser cuidadosos com as escolhas que fazemos agora, pois elas determinarão nosso futuro. Gostei muito do texto! Parabéns! Daisy

    ResponderExcluir